Irlanda: o que visitar no país dos trevos
Sempre desejou visitar a Ilha Esmeralda? A Irlanda tem muito para descobrir e explorar, desde campos verdejantes a escarpas de cortar a respiração. Comece já a planear a sua visita ao país dos trevos, da cerveja Guiness e de Oscar Wilde.
Damos-lhe sugestões para uma viagem de uma semana para explorar a Irlanda e o que visitar nesta pequena, mas espetacular ilha.
Irlanda: o que visitar num roteiro de 7 dias
A Ilha Esmeralda integra, geograficamente, a República da Irlanda e a Irlanda do Norte (parte do Reino Unido). Sugerimos que organize a sua viagem da seguinte forma.
Dias 1 e 2 – Dublin
Começar pela capital da República da Irlanda é a melhor maneira de aproveitar os primeiros dias da viagem. Dublin é também a maior cidade, com cerca de 500 mil habitantes. Se tiver a oportunidade de viajar perto do dia 17 de março, pode aproveitar para celebrar o St. Patrick’s Day (Dia de São Patrício em português), o padroeiro do país. Conte com muito whisky, leve uma peça de roupa de cor verde e tente a sua sorte na procura do pote de ouro.
Mas Dublin é uma cidade riquíssima em termos históricos: visite a Trinity College (onde estudou o escritor Samuel Beckett), a catedral de St. Patrick’s, o castelo de Dublin (com a biblioteca de Chester Beatty) e a fábrica-museu da cervejeira Guinness. Estes são os pontos principais da cidade, onde pode usufruir dos vários pubs existentes, como o famoso The Temple Bar.
Dia 3 – Wicklow Mountains
As montanhas Wicklow estão a uma hora de distância de Dublin, de carro. Formam a maior área montanhosa contínua da República da Irlanda e escondem muita história por trás da sua beleza natural. Por exemplo, pode encontrar neste local o mosteiro de Glendalough, erigido no século VI.
Dia 4 - Kilkenny
Nesta pequena cidade, são vários os momentos que vale a pena visitar, assim como pequenos jardins. Explore o castelo de Kilkenny e a catedral de St. Mary. Se tiver oportunidade, visite também o Rock of Cashel, a 50 minutos de Kilkenny, onde, reza a lenda, são Patrício baniu Satanás.
Dia 5 – Cork e Kinsale
Cork é considerada a “cidade rival” de Dublin. Aqui pode visitar o English Market, a catedral de St. Fin Barre e a Cork City Gaol (uma famosa prisão do século XIX). A 30 minutos de carro de Cork encontra a vila piscatória de Kinsale, famosa pelas casas coloridas.
Dia 6 – Ring of Kerry
Tem de reservar um dia do roteiro para viajar pelo Ring of Kerry. Trata-se de um passeio panorâmico pela Península de Iveragh, no condado de Kerry. O percurso tem 179 km, e inclui paisagens costeiras verdejantes e vilas rurais à beira-mar.
Dia 7 – Cliffs of Moher e Galway
Os famosos Cliffs of Moher (penhascos de Moher) erguem-se até 214 metros de altitude do mar. Faça o percurso junto ao mar, admirando, com cuidado, a beleza única da violência do oceano Atlântico contra as rochas.
A cerca de 1h30 dos penhascos está a cidade de Galway, cidade universitária, considerada como centro cultural do país, onde pode encontrar icónicos castelos para visitar. Se ainda tiver tempo e quiser terminar a sua viagem em contacto com a Natureza, visite o parque nacional de Connemara.
Como viajar na Irlanda
A melhor forma de percorrer as estradas que passam pelas colinas e pradarias verdejantes da Irlanda, é através do aluguer de carro. Encontrará estações da Enterprise no Aeroporto de Dublin e noutras localizações estratégicas, como Cork, para que possa fazer o seu aluguer de viatura de forma simples e prática.
Se ficar alojado em Dublin ou Cork, é fácil visitar toda a ilha, com a ajuda do seu rent a car Enterprise.