De Norte a Sul, Portugal celebra os Santos Populares.
Cada cidade e região dá o seu toque especial aos seus Santos Populares, mas algumas tradições são comuns em todo o país. Falamos dos arraiais com sardinhas assadas e as decorações coloridas.
Dois dos destaques mais famosos destas celebrações são as festas de Santo António, em Lisboa, e do São João, no Porto e em Braga. Cada uma tem características próprias, refletindo bem a essência da cultura portuguesa. Alugue o seu carro com antecedência e venha viver ao máximo estas festas tão tipicamente portuguesas.
Santos Populares em Lisboa: conheça o Santo António.
Em Lisboa, o Santo António é muito mais do que um simples santo casamenteiro e, por isso mesmo, tem uma festa à altura e levada muito a sério pelos lisboetas. Aqui, os Santos Populares celebram o Padroeiro da cidade.
Apesar da festa durar quase duas semanas, a data principal é o 13 de junho, com o epicentro das celebrações a realizar-se na noite de 12 de junho.
As marchas populares.
As celebrações dos Santos Populares, em Lisboa, começam com as tradicionais marchas, onde grupos representativos dos diversos bairros da cidade desfilam pela Avenida da Liberdade, com trajes coloridos e coreografias criativas.
Este evento é um verdadeiro espetáculo de música e tradição, mas, se quer garantir um bom lugar, tem de chegar cedo.
Os bairros históricos.
Durante alguns dias e, principalmente, na noite do dia 12 de junho, praticamente todos os cantos de Lisboa vão estar decorados a rigor e terão alguma festa a decorrer.
No entanto, os bairros tradicionais como Alfama, Graça e Mouraria são os pontos principais da festa onde pode encontrar tendas de comida, muita música popular portuguesa, concertos e decorações festivas.
A gastronomia do Santo António.
Nos arraiais dos Santos Populares, as sardinhas assadas são rainhas da mesa. Servidas no pão ou acompanhadas com batatas, não faltarão grelhadores pelas ruas para que sejam preparadas na hora.
Outras opções populares são as bifanas e o caldo verde, mas nada disto faz sentido se não for acompanhado por um bom copo de vinho ou uma cerveja portuguesa.
Os casamentos de Santo António.
Uma das tradições mais emblemáticas dos Santos Populares de Lisboa são os casamentos de Santo António. Acontece todos os anos no dia 13 de junho.
Esta cerimónia celebra a união de vários casais escolhidos pela Câmara Municipal de Lisboa. Os casais participantes têm as suas histórias de amor selecionadas depois de uma inscrição e de entrevistas e a cerimónia inclui um casamento coletivo com transmissão televisiva, um desfile pela cidade e uma festa.
Santos Populares: São João no Porto e em Braga.
Mais a norte, pelas cidades do Porto e de Braga, é o São João quem comanda as festas, especialmente na noite de 23 para 24 de junho. As cidades iluminam-se com o chama dos grelhadores, dos balões de ar quente e, principalmente, do espetáculo mais esperado da noite: o fogo de artifício.
O São João no Porto.
Os Santos Populares celebram-se por toda a cidade do Porto. Caminhe pelas ruas animadas da Ribeira, da Baixa e de Miragaia. Durante a noite de São João, estas áreas são transformadas em cenários de festa, com muitas barraquinhas de comida, decorações típicas e muita música ao vivo.
O fogo de artifício.
O fogo de artifício é o ponto alto da noite, iluminando o Douro de uma forma espetacular, capaz de deixar qualquer um sem palavras. Os melhores locais para assistir são a Ribeira, as Fontainhas, a Ponte Dom Luís, o Cais de Gaia, o Jardim do Morro (Gaia) e a Serra do Pilar (Gaia).
O São João em Braga.
Braga tem o São João mais antigo do país, ocupando praticamente o mês inteiro de junho com inúmeras atividades. O foco das celebrações é a tradição minhota, com desfiles de fatos tradicionais, atuação de vários grupos culturais da cidade, cabeçudos e muitos martelos de brincar.
Por norma, deve descer-se da Avenida Central, através da Avenida da Liberdade, até ao Parque São João da Ponte, onde se visita a capelinha dedicada a este santo.
Os balões de ar quente
A tradição de soltar balões de ar quente é uma das imagens de marca do São João no Porto e de Braga. Estes balões, feitos de papel, são acesos e lançados ao céu, criando um espetáculo mágico à medida que flutuam lentamente. Cada balão representa um pedido ou desejo para o ano seguinte.
Santos Populares de martelinhos ao alho-porro.
Os martelinhos de plástico e o alho-porro são dois elementos icónicos dos Santos Populares. Os martelinhos, inicialmente introduzidos como brinquedos, tornaram-se o grande símbolo da festa.
Durante a noite, é comum ver pessoas a tocar, amigavelmente, a cabeça umas das outras com os martelos, num gesto de brincadeira e boa sorte. Já o alho-porro, é uma planta aromática, e é também usada para tocar nas cabeças ou simplesmente cheirar.
A gastronomia do Santo João.
À semelhança de Lisboa, as sardinhas assadas, servidas no pão, são também o prato principal. As bifanas. o caldo-verde, o vinho e a cerveja são também obrigatórios.
Viva os Santos Populares com a ajuda da Enterprise
Aproveitar ao máximo as celebrações dos Santos Populares em Lisboa, Braga e no Porto, pode ser ainda mais fácil com a flexibilidade e o conforto de ter um carro alugado.
Escolha o seu e prepare-se para celebrar em grande o Santo António e o São João. A Enterprise está presente nestas cidades e em tantas outras no país. Venha visitar-nos.