Roteiro: 2 dias em Braga

Terra de fortes tradições religiosas, Braga acaba por perder um bocado do seu protagonismo para a sua capital de distrito vizinha: o Porto. Se estiver disposto a passar por Braga no seu roteiro de viagem pelo Norte, ou até a fazer uma visita de fim de semana, garantimos-lhe que não se vai arrepender.

Para ajudar, criamos um roteiro de 2 dias em Braga, para que consiga aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem para oferecer.

Braga

1º dia

Arco da Porta Nova


Se conhece a expressão “és de Braga!”, normalmente dita a quem costuma deixar as portas abertas, então vai ficar a saber que foi aqui que essa expressão teve a sua origem. Simplesmente pelo facto de que este arco… nunca teve porta. Assim, Braga nunca chegou a ter uma porta de entrada para a cidade, apenas o Arco. Este é o ponto de entrada para a zona história da cidade, onde poderá deambular pelas ruas estreitas e visitar várias lojinhas e pastelarias e apreciar a arquitetura medieval que ainda se mantém até hoje em alguns locais.

 

Sé de Braga

Mais um monumento que deu origem a uma expressão: “mais velho que a Sé de Braga”. Isto porque a Sé de Braga é a catedral mais antiga em Portugal. Um monumento imponente, que merece ser visitado com tempo, tanto na sua parte exterior como interior. A Sé de Braga alberga os restos mortais dos pais de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

 

Rua do Souto 

Continuando o seu roteiro de 2 dias em Braga, na rua do Souto poderá ver alguns dos cafés mais míticos de Braga, incluindo a Casa das Bananas, casa do famoso Bananeiro. É tradição, na véspera de Natal, os habitantes de Braga saírem à rua para beberem um copo de vinho… e comerem uma banana. Onde? Na Rua do Souto, claro está.

 

Casa dos Crivos 

A Casa dos Crivos é o único exemplar das típicas casas Bracarenses dos séc. XVII e XVIII que resistiu ao teste do tempo. As fachadas principais eram revestidas a madeira, o que permitia a quem estava em casa ver tudo o que se passava na rua sem dar nas vistas.

 

Jardim de Santa Bárbara

Para além das inúmeras flores que se podem ver neste romântico jardim, aqui também é possível visitar vestígios de uns arcos medievais e o antigo paço episcopal, que se mantêm intactos até hoje. É um ótimo local para apreciar o calor de uma tarde de verão ou a brisa fresca de um dia de outono.

 

Jardim do Museu dos Biscaínhos


Este jardim histório do séc. XVIII é aberto ao público, ao contrário do palácio dos Biscaínhos. É um dos exemplares mais significativos da época Barroca em Portugal e um ótimo lugar para descansar e apreciar a natureza.


Largo do Paço 


Situado perto da Sé de Braga, este é um dos largos mais bonitos da zona histórica. É feito todo em granito e no seu centro apresenta um chafariz de grandes dimensões com arquitetura típica da época Barroca.

 

2º dia

Bom Jesus do Monte 


Se vai passar 2 dias em Braga, terá oportunidade de conhecer locais mais afastados do centro da cidade. Este local, que foi declarado Património Mundial pela UNESCO, é um ex-libris de Braga e um local que merece ser visitado com calma, pela sua grande dimensão e beleza.
Se atrever a subir a escadaria, irá enfrentar mais de 500 degraus, mas será presenteado com um Santuário monumental e que merece ser visitado. Ao longo da escadaria também irá encontrar várias estátuas de cariz religioso, ilustrando vários momentos da vida de Jesus.

Nas redondezas do Santuário, prepare-se para ser abraçado por paisagens naturais místicas, dignas de um conto de fadas. Estes jardins são um local perfeito para um piquenique em família.
Se estiver alojado em Braga, a sua melhor opção para chegar ao Bom Jesus do Monte é com um aluguer de carro. Com uma viagem de apenas alguns minutos, isto irá permitir-lhe ter toda a liberdade para explorar o local, sem se preocupar com horários de transportes e outros fatores condicionantes.

 

Santuário do Sameiro


Se alugar um carro em Braga terá a oportunidade de visitar outro local icónico nas redondezas da cidade. O monte do Sameiro localiza-se no ponto mais alto da cidade, garantido uma vista panorâmica incrível a quem o visita. No Monte do Sameiro terá a oportunidade de visitar a Basílica, um monumento religioso muito importante para os devotos da zona Norte, e os jardins que circundam a Basílica. É o local perfeito para um passeio em família ou para passear um pouco em paz e em comunhão consigo mesmo.

 

2 dias em Braga com a Enterprise

Conhecer Braga com um aluguer de carro da Enterprise vai garantir-lhe uma estadia sem preocupações e com toda a liberdade que necessita para explorar esta cidade. Conheça todas as nossas modalidades de aluguer e comece já a viajar!