Roteiro Porto: 2 dias para visitar a cidade Invicta

Quem visita o Norte de Portugal tem paragem obrigatória cidade do Porto. A chamada cidade Invicta guarda nas suas ruas, anos de história e nas suas gentes, uma simpatia desmedida, que deixa qualquer pessoa rendida. Para que não perca os mais emblemáticos locais, na sua viagem à capital do Norte de Portugal, preparamos um roteiro no Porto de 2 dias. Uma coisa podemos garantir: vai ficar com vontade de voltar.

 

Qual a melhor altura para visitar o Porto?

No que toca a condições atmosféricas, a altura ideal para visitar o Porto é, normalmente, entre abril e junho. As temperaturas estão mais amenas sem grande risco chuva e mau tempo. No entanto, se está à procura da melhor altura de festa para visitar o Porto, essa será mesmo o São João, nos dias 23 e 24 de junho. O São João é a grande celebração do ano na cidade Invicta, com muita música, um grandioso fogo de artifício, sardinha assada e martelinhos. 

Mulher a passear no Porto

Roteiro Porto: 2 dias para conhecer a cidade

Dia 1

Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão é um dos locais que melhor personifica a alma portuense. Nem tanto pelas frutas e legumes que lá se vendem, mas pelos próprios comerciantes. Muitos deles sendo portuenses de gema, não estranhe se ouvir alguém a “gritar” as promoções do dia ou a tentar atraí-lo à banca com dois dedos de conversa. Deixe-se envolver pelo ambiente e aproveite para fazer algumas compras. O edifício original está a ser renovado, mas pode visitar o mercado nas suas instalações temporárias.

Avenida dos Aliados 

Ao passar 2 dias no Porto, serão muitas as vezes em que irá passar na Avenida dos Aliados, certamente. No entanto, reserve uma parte do seu dia para apreciar este local e os monumentos que o envolvem. Aqui poderá ver a Câmara Municipal, local cativo do fogo de artifício durante os festejos de Ano Novo na cidade.

 

Livraria Lello

Muitas vezes associada ao mundo mágico de Harry Potter, este local garantiu o seu lugar em qualquer top de livrarias mais belas do mundo. A sua fachada apresenta desenhos em estilo art noveau e no seu interior, as escadas em caracol forradas a vermelho roubam todas as atenções. Se quiser visitar esta livraria, prepare-se para as prováveis filas de espera. Mas garantimos que vai valer a pena.

Torre dos Clérigos

Este ex-libris da cidade do Porto vence o prémio de monumento mais emblemático e, provavelmente, mais visitado da cidade. Se tiver coragem de subir até ao topo, terá uma vista panorâmica incrível, que compensa todo o esforço físico. Na zona abrangente da Torre dos Clérigos pode também visitar o Jardim da Cordoaria e a Igreja do Carmo.

Estação de São Bento

Conhecida pelos painéis azulejos, da autoria de Jorge Rey Colaço, que retratam momentos da história e locais de Portugal, a Estação Ferroviária de São Bento é uma das mais bonitas no país- Um local de paragem obrigatória se estiver a visitar o Porto em 2 dias

Sé do Porto

A Sé Catedral do Porto é o monumento religioso mais importante da cidade, e mais um local de paragem obrigatória para quem passa na Invicta. No interior da igreja poderá admirar o imponente altar, em estilo barroco, e no pátio irá encontrar o Pelourinho do Porto, também com uma arquitetura barroca.

Dia 2

Café Majestic

O segundo dia do seu roteiro de 2 dias no Porto começa cedo, num dos cafés mais emblemáticos da cidade. O Majestic foi palco de muitas conversas entre estudiosos das artes e letras. Hoje em dia mantém a arquitetura original e é um espaço agradável para tomar o seu pequeno-almoço ou um café depois do almoço. Fica localizado na rua de Santa Catarina, pelo que poderá aproveitar para fazer algumas compras antes de continuar a sua visita pelo Porto.

Ponte de D. Luís

Protagonista de inúmeras fotografias e muitos postais, Ponte D. Luís deve fazer parte do seu roteiro pelo Porto. Faça a travessia, aprecie a vista para o Rio Douro e para o casario que se encontra nas margens a formar a famosa fachada do Porto. Ao atravessar a ponte estará já em Vila Nova de Gaia, onde poderá visitar a Serra da Pilar e o Jardim do Morro, que oferece uma das melhores vistas que terá sobre a cidade.

 

Cais de Gaia e Zona da Ribeira

Ao descer do Jardim do Morro, estará no Cais de Gaia, um local turístico por excelência, com uma vista incrível para a Ponte D. Luís. Aqui poderá visitar algumas caves de vinho do Porto e experimentar esta néctar dos deuses. Ao atravessar a ponte para a zona da Ribeira, estará outra vez no Porto, onde poderá continuar o seu passeio pela margem do Douro. Aproveite para fazer uma pausa para almoço ou jantar e experimente a famosa Francesinha.

Foz do Douro

E porque nem só de monumentos e rios se faz a cidade do Porto, a nossa sugestão para terminar o seu roteiro de 2 dias no Porto é a zona da Foz. Esta é uma das zonas balneares da região, perfeita para um passeio à beira-mar ao fim da tarde.

De forma a facilitar a sua deslocação do centro do Porto até à Foz, um aluguer de carro será a solução ideal para uma viagem com mais flexibilidade. Ao alugar um carro no Porto pode ainda aproveitar para visitar Matosinhos e Vila Nova de Gaia, se ainda tiver algum tempo.Roteiro pelo Porto em dois dias.

 

Visitar o Porto em apenas 2 dias - o pouco que se faz muito 

O Porto é uma cidade que pede tempo para ser descoberta, de modo a que se possa apreciar a sua riqueza. No entanto, ao visitar o Porto em 2 dias terá a oportunidade de conhecer os pontos mais importantes e emblemáticos da Invicta.

Para as suas deslocações serem feitas de forma confortável e para aproveitar bem o tempo, considere alugar um carro. Temos a certeza que estes dois dias serão apenas um aperitivo para abrir o seu apetite para uma visita futura mais prolongada à cidade Invicta.