5 dicas para uma viagem low cost em família

Viajar em família não significa ter de gastar mais do que é possível ou orçamentado. É importante lembrar-se que fazer viagens low cost inclui pensar, não só nas necessidades mais logísticas, da viagem em si, mas também nos gastos durante a viagem.

Para o ajudar a planear as férias do próximo ano ou uma escapadinha de fim-de-semana, fique com as nossas 5 dicas para fazer viagens low cost em família.

Torre de Belém

Viagens low cost em família: dicas úteis

1. Definir um orçamento

Já que o low cost vai ser a prioridade no planeamento destas férias, o primeiro passo é o que vai  marcar o tom para todos os outros: definir o orçamento. É importante que perceba quanto quer gastar na viagem e durante a viagem.

Faça uma lista e coloque as seguintes questões:

- Quando vou gastar diariamente em comida?

- O alojamento vai incluir pequeno-almoço ou não?

- Podemos preparar refeições no alojamento?

- Quanto vou gastar em estadias?

- Quanto vou gastar em transportes e/ou aluguer de carro?

- Quanto quero gastar em souvenirs e compras extra?

Considere outros gastos específicos que pensa ter durante a viagem e estabeleça o orçamento, que também deve incluir os gastos nas viagens de ida/volta do destino.

O que não significa que não possa usufruir de um gasto extra ou uma atividade que não estava planeada. A vantagem é que o pode fazer, se o desejar, sem se preocupar com as necessidades essenciais.

2. Escolher o destino e altura para viajar

Para que a viagem seja de facto low cost, escolher a época baixa para viajar é a solução mais aconselhada. Se tiver essa liberdade de escolha, já sabe que viajar em fevereiro é bem mais barato do que viajar em agosto.

Contudo, caso não seja possível fazer este jogo de calendário, viajar na época alta em regime low cost não é impossível. Para isso contribui a escolha do destino, o local da estadia, os meios de transporte escolhidos e outros fatores.

Se tem filhos em idade escolar, com o calendário mais definido, pense em aproveitar fins-de-semana prolongados para viagens que em época alta poderiam ser mais tarde, nos períodos de férias de Natal ou Páscoa.

Planear e marcar viagens e estadia com alguma antecedência, mesmo que seja para a época tradicionalmente alta, é uma ótima estratégia de poupança.

3. Estar atento a promoções e campanhas

Não faltam ferramentas online que dão uma preciosa ajuda no momento de planear uma viagem. Tire partido dos vários motores de busca para pesquisa de voos e hotéis.

Estas plataformas, como por exemplo a Momondo, Trivago ou Booking.com, apresentam as ofertas mais competitivas para voos, hotéis, hostels, etc.

Aproveite também campanhas de rent-a-car, se o automóvel é o meio de transporte privilegiado para as viagens low cost em família. Siga a Enterprise nas redes sociais para não perder uma oportunidade.

4. Planear locais a visitar

Outra solução para as suas viagens low cost é planear um percurso ou pelo menos um layout geral das atividades que podem preencher os dias e noites de férias.

Se tiver um plano prévio delineado, pode comprar bilhetes para atrações e museus com antecedência, o que lhe permite poupar algum dinheiro. Explore a oferta disponível, que descontos são aceites e que tipo de pacotes estão disponíveis para famílias.

5. Delinear estratégia de estadia e localização

Sem dúvida o planeamento é o melhor caminho para a poupança também no que diz respeito a férias e momentos de lazer.

Se está a planear uma viagem que engloba diferentes cidades e pontos de visita, o aluguer de carro pode ser a solução ideal. Desta forma evita marcar vários alojamentos diferentes (o que acaba por ser mais caro) e gastar tempo precioso das suas férias em transportes.

Sendo este apenas um exemplo, existem várias estratégias de planeamento e poupança. Uma viagem low cost, seja em família, seja a dois, com amigos, ou até a solo, é possível.

Com a Enterprise pode alugar carro em diversos pontos do país e partir à aventura. Use cidades como Porto, Lisboa, Aveiro ou Viseu como ponto de partida para a sua viagem. Vai para o estrangeiro? Saiba onde pode encontrar as agências Enterprise. A sua viagem low cost fica por nossa conta!