Óbidos o que visitar?

Descubra o que visitar em Óbidos com a Enterprise e prepare-se para uma incrível Road Trip pelo melhor de Portugal. Escondido no centro de Portugal, está um tesouro que remonta ao período medieval e nos faz viajar no tempo. Falamos de Óbidos, uma vila protegida por imponentes muralhas, que todos os anos atrai milhares de visitantes para uma série de eventos únicos.

Vista sobre a praiaobidos o que visitar: vista de rua da fortaleza medieval em Óbidos. Portugal.

Explorar Óbidos é uma autêntica viagem histórica

 

Bem perto da Capital, Lisboa, e da costa portuguesa, Óbidos é um refúgio para todos aqueles que procuram um refúgio onde se respira cultura, tradição e história. A sua fundação remonta ao tempo já antes dos romanos, mas a sua importância revelou-se no período em que a família real a escolheu com uma das suas principais casas. 

 

O Rei D. Dinis ofereceria a D. Isabel esta vila, no século XIII, passando Óbidos a fazer parte da Casa das Rainhas que, ao longo das várias dinastias que cruzaram a história de Portugal, a foram enaltecendo das mais diversas formas.

 

obidos o que visitar: Vista aérea da histórica cidade de Óbidos,  pôr do sol, perto de Lisboa, Portugal.

O que visitar em Óbidos: 3 eventos a não perder 

 

Se procura descobrir mais sobre o passado de Portugal e fazer uma autêntica viagem no tempo, Óbidos é a vila a visitar. Se, por acaso, também é um amante de literatura e de livros, adivinhe: Óbidos tem de estar definitivamente nos seus planos de viagem! Mas não se fica por aqui: esta pequena vila habitou-se a ser grande em todos os eventos que realiza, por isso, não estranhe se do nada se transformar ainda na maior Vila Natal de Portugal. 

 

Preparado para arrancar viagem? Escolha o seu carro para esta aventura e saiba o que visitar em Óbidos nas diferentes épocas do ano.

 

1. FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos

 

Se é um amante confesso de livros, então saiba que Óbidos é a Vila Literária de Portugal desde 2015. Curiosamente, tudo começou em 2013, com a transformação de uma igreja em livraria, que deu mote para a conversão de outros inúmeros espaços da Vila em outras livrarias especializadas, mas também em galerias e muito mais. 

 

Daí até à criação do FOLIO foi um salto e, em 2015, Óbidos passava a ser classificada como Cidade Criativa da UNESCO, na área da literatura. Por norma, este festival realiza-se em outubro e oferece-lhe inúmeras iniciativas culturais.

 

2. Óbidos Vila Natal

 

Se a Lapónia está longe dos miúdos lá de casa, faça-se à estrada em direção a Óbidos com um aluguer de carros completo para uma viagem em família em total segurança. É que durante todo o mês de dezembro, esta vila torna-se na preferida do Pai Natal. Veste-se a rigor com todos os elementos do imaginário do Natal: fábricas de brinquedos com duendes, vários espetáculos para toda a família, a Casa do Pai Natal, rampa de gelo, um comboio e muita “neve”!

 

3. Mercado Medieval de Óbidos

 

Se nos pergunta o que visitar em Óbidos, a nossa resposta será certamente recomendar este evento. A completar 20 anos em 2022, o Mercado Medieval de Óbidos é um dos mais conhecidos a nível nacional. 

 

A vila veste-se a rigor para um evento que leva milhares de pessoas até ao interior das suas muralhas, onde podem desfrutar de inúmeras atividades medievais, como um enorme cortejo, o casamento entre D. Afonso e Dona Urraca de Castela, um mercado de lã, lutas, tabernas prontas a dar-lhe a provar várias iguarias, muita dança, teatro, malabaristas e muito mais. Não se esqueça de alugar o seu fato à entrada da vila, para incorporar verdadeiramente o espírito medieval.

 

óbidos o que visitar: Rua da vila portuguesa de Óbidos,edifícios tradicionais, flores no verão

Qual a melhor altura para visitar Óbidos

 

Óbidos soube crescer e promover-se durante todo o ano, com recurso a vários outros eventos, como o Festival Internacional de Chocolate e a Semana Santa, que acontecem em abril, ou o SIPO – Semana Internacional do Piano de Óbidos, em agosto. 

 

No entanto, tem muito mais o que visitar em Óbidos, não se tratasse de uma vila histórica de Portugal.

 

Porta da Vila

 

Esta é a porta de entrada para Óbidos, onde poderá encontrar um mural com azulejos típicos e uma capela em honra da Nossa Senhora da Piedade, santa padroeira da vila. Aqui poderá subir para as muralhas ou esperar para percorrer a vila até ao seu final para fazer o percurso inverso.

 

Rua Direita

 

Quando nos perguntam o que deve visitar em Óbidos, a Rua Direita é sem dúvida uma referência. É a principal via de circulação em Óbidos, onde poderá encontrar todos os restaurantes e lojinhas de artesanato para levar uma recordação para casa e provar a famosa Ginja de Óbidos, servida em copo de chocolate.

 

As Igrejas

 

Dentro da vila, poderá encontrar algumas igrejas que valem a pena visitar. São elas a Igreja da Misericórdia e de São Pedro, a Igreja Matriz de Santa Maria, mas também poderá visitar em Óbidos o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, cujo interior de forma hexagonal, inclui 3 capelas.

 

Castelo de Óbidos

 

Entre o que deve visitar em Óbidos, o Castelo é sem dúvida o ex-libris da vila. É uma construção romana edificada entre os séculos XII e XIV e que passou pelas mãos de Legiões Romanas, Visigodos e, por fim, dos Muçulmanos, que atualmente integra uma “pousada do estado em edifício histórico”. Daqui poderá vislumbrar toda a vila e respetivos monumentos e apreciar a sua arquitetura que foi alvo de recuperação por parte de D. Manuel I, depois do grande terramoto de 1755.

 

As Muralhas de Óbidos

 

Poderá aceder às muralhas no início ou no final do seu passeio pela Vila, na Porta da Vila ou no Castelo. As muralhas circundam a povoação, numa extensão total de 2 quilómetros, oferecendo uma bonita vista panorâmica.  

 

Aqueduto da Usseira

 

O Aqueduto da Usseira foi mandado contruir no século XVI por D. Catarina, tornando-se no primeiro sistema de abastecimento de água da Vila. A água seria transportada ao longo de 3 quilómetros de arcos, que atravessavam as vinhas e as colheitas até à Fonte da Vila, localizada em frente à Igreja de Santa Maria, no largo com o mesmo nome.

 

visitar óbidos: cidade velha, fortaleza, Óbidos, Portugal

Visitar Óbidos com a Enterprise

 

Ainda sobre o que visitar em Óbidos, se a sua viagem coincidir com o verão, saiba que bem perto desta vila poderá encontrar algumas das melhores praias de Portugal. Aproveite para visitar a Lagoa de Óbidos e praticar alguns desportos aquáticos, como canoagem, windsurf, remo e kiteboard. Poderá ainda aproveitar para fazer uma caminhada pelas margens da Lagoa. Descubra a aldeia piscatória do Casal da Lapinha e aventure-se pela Praia do Bom Sucesso ou Foz do Arelho.

 

Conheça as nossas estações de aluguer de carro, incluindo a estação de Leiria, e comece a planear a sua visita a uma das vilas Medievais mais conhecidas de Portugal, com a Enterprise

 

Vai Visitar Óbidos? Saiba O Que Não Pode Perder!

Escondido no centro de Portugal está um tesouro que remonta aos tempos medievais e nos faz viajar no tempo. Falamos de Óbidos, uma pitoresca vila, rodeada de muralhas, que todos os anos atrai milhares de visitantes que procuram descobrir um pouco mais sobre o passado de Portugal, enquanto apreciam as paisagens envolventes desta região tão rica. Se vai visitar Óbidos, leia o nosso artigo e descubra tudo aquilo que não pode perder!

Conheça as Melhores Praias de Portugal

Com metade do seu território banhado por mar, Portugal é o destino ideal para quem procura praia, sol e temperaturas amenas na maioria do ano. A beleza incontornável da “praia Lusitana” leva várias entidades internacionais a nomearem algumas praias portuguesas como algumas das mais belas do mundo. No entanto, a grande quantidade de areais existentes em território lusitano torna a tarefa de nomear as melhores praias de Portugal ainda mais complicada.

Turismo Rural em Portugal: os melhores locais para visitar

Quando pensamos em férias em Portugal, o nosso pensamento é automaticamente transportado para as praias e zonas de litoral. Apesar de estas serem as zonas preferidas para férias, Portugal tem muito mais para explorar. O interior do nosso país está cheio de recantos naturais prontos a serem descobertos e que lhe vão garantir aventuras e experiências únicas.