Os castelos de Portugal que tem mesmo de conhecer
Portugal foi fundado em 1143, pelo Tratado de Zamora e ainda hoje, 880 anos depois, são inúmeras as memórias que permanecem para contar a história do nosso país.
E apesar de o território ser relativamente pequeno quando comparado a outros países do continente europeu, a verdade é que são entre 400 e 500 os castelos e fortificações que ainda podemos encontrar um pouco por todo o território nacional. Entre nesta viagem com a Enterprise e descubra alguns dos mais belos Castelos de Portugal.
Uma viagem pelos mais belos castelos de Portugal
Até ser definido o atual território português, muitas lutas se travaram para se chegar ao que hoje consideramos Portugal. Entre várias fortificações em localizações privilegiadas, defendia-se como se podia as pequenas conquistas dos campos de batalha e assim chegamos ao património que tanto nos enriquece nos dias de hoje: os Castelos de Portugal.
Castelo de Almourol
Localizado numa pequena ilha em pleno Rio Tejo, o Castelo de Almourol transporta-nos para o período dos Templários. Fica localizado bem perto de localidades como Abrantes, Constância ou Vila Nova da Barquinha.
Representa um dos símbolos da reconquista cristã aos mouros e é considerado Monumento Nacional desde 1910. Para se chegar àquele que é considerado um dos mais belos Castelos de Portugal, terá de fazer a travessia de barco, sendo que durante os períodos do verão muitas vezes forma-se uma pequena península.
Castelo de Óbidos
Óbidos está entre as nossas localidades preferidas para uma roadtrip nacional e não falta o que visitar nesta zona. Por isso, não é de estranhar que também esteja nas nossas escolhas para os mais belos.
O rei D. Sancho I teve um papel fundamental na importância desta vila, já que durante 500 anos fez parte dos dotes oferecidos às rainhas consortes portuguesas. Recebe atualmente o FÓLIO – Festival Literário, bem como uma das mais conceituadas feiras medievais.
Castelo de Guimarães
A Cidade Berço não podia ficar de fora da lista dos mais belos Castelos de Portugal, isto por ser o local que viu nascer o nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques, mas também por ficar localizado numa cidade que transpira história ou um pouco por todo o lado. Aproveite para encontrar a mítica muralha defensiva onde se pode ler a frase “Aqui nasceu Portugal”.
Nas imediações do castelo de Guimarães encontra um bonito jardim, que o guia até ao Paço dos Duques de Bragança e, descendo a rua, irá encontrar o inconfundível centro histórico da cidade, com as suas ruas estreitas e praças que atualmente acolhem inúmeros pontos turísticos.
Castelo de Santa Maria da Feira
Proveniente da época medieval, o que o leva a ser um dos destinos preferidos para acolher as famosas Feiras Medievais que têm acontecido em diversos pontos do país, este é um dos Castelos com maior destaque.
Com uma arquitetura bem distinta dos outros, o Castelo de Santa Maria da Feira é de carácter militar, tendo desempenhado um importante papel na independência de Portugal.
Castelo de Tomar
A cidade dos Templários acolhe um dos mais imponentes Castelos. Juntamente com o Convento de Cristo, atraem milhares de pessoas até Tomar, o que levou a ser declarado como Património Mundial da Humanidade pelas UNESCO.
Já serviu de cenário para alguns filmes, mas são as histórias sobre a Ordem dos Templários que mais fãs conquistam um pouco por todo o mundo. Tal como o Castelo de Almourol, faz parte da linha defensiva do Rio Tejo.
Castelo de Monsaraz
São vários os castelos que se situam na região alentejana. No entanto, o Castelo de Monsaraz é possivelmente um dos mais belos, muito devido à sua privilegiada localização. Fica situado na vila homónima, Monsaraz, e protegia-nos de Castela. Atualmente tem uma vista panorâmica sobre a barragem do Alqueva.
É um famoso destino de férias do interior, devido às praias fluviais e inúmeras atividades aquáticas que agora se podem praticar na região.
Castelo de Lisboa
A capital não podia ficar de fora da lista dos mais belos castelos de Portugal. Isto porque o Castelo de São Jorge é uma verdadeira surpresa para todos os que visitam Lisboa.
Oferece-nos uma das melhores vistas sobre a cidade, tendo sido conquistado por D. Afonso Henriques no ano de 1147 aos mouros. Todos os reis portugueses, entre o século XIV e XVI foram aqui proclamados.
Visite os castelos de Portugal com a Enterprise
Agora que já conhece alguns dos mais belos Castelos de Portugal, nada como se fazer à estrada e descobri-los numas verdadeiras férias em família ou com amigos. Alugue o seu carro com a Enterprise através da nossa página ou desloque-se a uma das nossas estações, localizadas um pouco por todo o país. Enterprise, o aluguer de carros que o acompanha nas suas aventuras.
Vai Visitar Óbidos? Saiba O Que Não Pode Perder!
Escondido no centro de Portugal está um tesouro que remonta aos tempos medievais e nos faz viajar no tempo. Falamos de Óbidos, uma pitoresca vila, rodeada de muralhas, que todos os anos atrai milhares de visitantes que procuram descobrir um pouco mais sobre o passado de Portugal, enquanto apreciam as paisagens envolventes desta região tão rica. Se vai visitar Óbidos, leia o nosso artigo e descubra tudo aquilo que não pode perder!
Conheça as Melhores Praias de Portugal
Com metade do seu território banhado por mar, Portugal é o destino ideal para quem procura praia, sol e temperaturas amenas na maioria do ano. A beleza incontornável da “praia Lusitana” leva várias entidades internacionais a nomearem algumas praias portuguesas como algumas das mais belas do mundo. No entanto, a grande quantidade de areais existentes em território lusitano torna a tarefa de nomear as melhores praias de Portugal ainda mais complicada.
Turismo Rural em Portugal: os melhores locais para visitar
Quando pensamos em férias em Portugal, o nosso pensamento é automaticamente transportado para as praias e zonas de litoral. Apesar de estas serem as zonas preferidas para férias, Portugal tem muito mais para explorar. O interior do nosso país está cheio de recantos naturais prontos a serem descobertos e que lhe vão garantir aventuras e experiências únicas.